Meditação ajuda a trazer saúde mental e bem-estar em tempos de pandemia

O coronavírus foi oficialmente considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020 por se tratar de uma nova doença com potencial de disseminação mundial. Todo esse clima de pandemia e isolamento gerou sentimentos coletivos de incerteza, medo, ansiedade e angústia. E a meditação pode ser uma ferramenta importantíssima para ajudar a reduzir o estresse e ajudar as pessoas a lidar melhor com esses sentimentos desafiadores.

Como a meditação pode ajudar? 

A meditação é um exercício mental de concentração, presença e auto-observação. Um esforço consciente de trazer toda a nossa atenção para o momento presente e, com isso, evitar distrações que nos levam a um evento passado ou a uma “pré-ocupação” com o futuro.  O ato de meditar, a princípio, é muito simples. Começa por encontrar uma posição confortável, silenciar, concentrar no próprio processo de respiração e se AUTO-OBSERVAR, ou seja, tomar consciência dos pensamentos e sentimentos que experimentamos sem julgá-los e sem se deixar levar por eles.

Ao fazer este exercício de observar o que pensamos e sentimos sem julgamento, começamos aos poucos a diminuir pensamentos excessivos e destrutivos – como o medo de ficar doente durante uma pandemia ou a angústia por não poder sair de casa, por exemplo – e deixamos a mente mais livre para estar mais presente e para ser mais otimista. Além disso, a prática da respiração consciente tende a acalmar o nosso ritmo respiratório, o que também diminui os batimentos cardíacos e abre espaço para a calma e o equilíbrio emocional.

E embora não proteja contra doenças altamente infecciosas como o coronavírus, estudos sugerem que a meditação pode fortalecer o sistema imunológico ao impactar positivamente os genes envolvidos no ciclo infeccioso.

Positiv App – um aplicativo para iniciar ou aprimorar a prática da meditação sem precisar sair de casa

Positiv App, aplicativo de meditação e autoconhecimento, oferece mais de 100 meditações guiadas, com respirações para controle de ansiedade e estresse, práticas de relaxamento para dormir melhor, meditações para lidar com emoções desafiadoras, entre outras. Além de 10 masterclasses sobre temas como alimentação consciente e técnicas do Ayurveda, e músicas meditativas para ajudar a relaxar, inspirar ou concentrar. Está disponível em versões grátis e premium nas lojas de aplicativos para smartphones  Google Play e App Store.

Neste período em que as pessoas estão evitando deslocamentos e o contato social, utilizar um aplicativo para poder iniciar ou aprimorar a prática da meditação torna-se uma alternativa prática e segura. “Muitas pessoas estão passando mais tempo em casa, é um momento propício para fazer de um problema uma oportunidade de criar um novo hábito: o da meditação, e sentir os benefícios de olhar para dentro de si e sentir mais paz e conexão”, diz Renata Rocha, cofundadora do Positiv App.

Positiv App traz dezenas de áudios de práticas guiadas de forma simples e didática por instrutores super especializados em mindfulness e outras técnicas de meditação. Na “meditação estabilizadora”, por exemplo, o médico e professor de yoga e Ayurveda Dr. José Ruguê conduz o praticante a um exercício de respiração e escaneamento corporal que traz alívio e estabilidade. No programa “7 dias para o foco total”, o surfista Carlos Burle ensina técnicas de respiração e meditação para ajudar a focar no momento presente, entre muitas outros temas. Além de programas para liderança consciente e Mindfulness no trabalho, foco total, compaixão e alimentação consciente, aulas sobre Ayurveda, e músicas meditativas para ajudar a relaxar, inspirar ou concentrar.

Um dos principais diferenciais do Positiv App é ter entre os seus instrutores mais de 40 profissionais renomados e professores de diversas culturas, escolas e tradições – do instrutor de Mindfulness com certificação internacional ao cacique indígena que vive no coração da Amazônia. Por isso, o app oferece uma grande variedade de caminhos e conhecimentos para ajudar os que meditam e os buscadores em suas jornadas de início ou aprimoramento da meditação e do autoconhecimento. São muitas vozes direcionando para um único silêncio. O Positiv App está disponível na Google Play e App Store.

João Mognon

Artist, Meditator & Entrepreneur

http://www.joaomognon.com
Previous
Previous

Qual é a (sua) melhor posição para meditar?