Bem-estar e saúde emocional, na palma das mãos da DASA

Desde o início da pandemia, algumas empresas de vanguarda perceberam a importância de investir no bem-estar emocional de seus colaboradores. No grupo de saúde Dasa, que reúne diferentes marcas de laboratórios de medicina diagnóstica, rede hospitalar e de cuidados integrados, os mais de 45 mil colaboradores contam com o benefîcio da telepsicologia, para consultas por videoconferência com psicólogos desde maio de 2020. Os funcionários também contam com benefícios ampliados, com acesso a academias, escolas de dança e esportes. Além de assessoria financeira, jurídica e social.

Programa Positiv: uma jornada digital de saúde mental e autocuidado para grandes organizações

Visando continuar evoluindo seu programa de bem-estar corporativo, a Dasa passou a oferecer desde maio deste ano, acesso aos seus colaboradores o novo Programa Digital de Autocuidado para Saúde Mental da Positiv. O Programa disponibiliza meditações guiadas e mini-séries de treinamentos nas cinco principais áreas do autocuidado: Alimentação, Meditação, Exercícios, Sono e Educação Emocional para o cultivo de bons hábitos.

O Programa ainda ensina o colaborador a monitorar o seu próprio índice de stress para acompanhar a sua evolução nas práticas de autocuidado que ele escolher. Seus dados de saúde são protegidos por lei e a empresa só tem acesso aos dados gerais para poder ter um controle mais afinado ligado ao Índice de Bem-Estar e Gerenciamento de Stress. Com este precioso dado em mãos, a empresa pode ajudar seus colaboradores a desenvolverem rotinas de bem-estar baseadas em meditação, higiene do sono, educação emocional através de inúmeros temas de auto-desenvolvimento que podem ser úteis para ele e, também, para sua família.

Durma como um profissional

As pessoas estão procurando formas de dormir melhor. Que é um tema crônico dentro de diversas organizações, mas ainda tabú.

Já no primeiro mês de utilização, a empresa descobriu que seus colaboradores e familiares têm recorrido à ferramenta principalmente após às 10h da noite. “Isso indica que as pessoas estão procurando formas de dormir melhor. Que é um tema crônico dentro de diversas organizações. Mas ainda tabú.”, diz João Mognon Cavalcanti, cofundador da Positiv.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, distúrbios do sono afetam 40% da população brasileira, e 45% da mundial. “Uma médica comentou comigo há 20 dias que não estava conseguindo dormir. Eu a recomendei que baixasse o aplicativo da Positiv e ouvisse os áudios com sons funcionais para mindfulness para dormir melhor”, diz Cesar Izique, gerente de saúde e bem-estar do Grupo Dasa. “Ela me procurou depois para contar que fazia oito dias que estava dormindo melhor e sua qualidade de vida estava melhorando muito por conta disso”, completa o executivo.

Outro exemplo é Jonas, 32 anos, que utiliza o aplicativo para ajudar seus filhos a pegarem no sono em dias mais desafiadores. “Meu filho adora ouvir as histórias infantis para dormir. Dorme rapidinho e, às vezes, me ajuda na tarefa”.

Dormir é uma dos quatro pilares da rotina positiva de autocuidado oferecida pelo aplicativo da Positiv, ao lado de Aprender, Relaxar e Meditar - que são as sessões principais do aplicativo.

Um banho de conteúdo positivo vindo dos maiores especialistas em autodesenvolvimento do Brasil e do mundo.

Dezenas de instrutores, como a neurocientista Elisa Kozasa, o surfista de ondas gigantes Carlos Burle, a nutróloga Katryn Ribeiro, o coach de alto-executivos, Sérgio Chaia falam sobre como lidar com as emoções, manter o foco, assumir a gestão da própria saúde, gerar autoconfiança, entre tantas outras habilidades relacionadas.

Uma palestra quinzenal online seguida de práticas com algum dos mais de 80 renomados instrutores da Positiv para todos os colaboradores do grupo Dasa e seus familiares ajuda a manter os times engajados em cuidar melhor de si e dos outros, e também a endereçar soluções às principais questões que influenciam seu bem-estar como um todo. 

Índice de Stress e Bem-estar Geral

Com o diagnóstico a empresa pode ter um norte e traçar um plano de ação para melhorar o equilíbrio e bem-estar dos colaboradores

Uma vez por mês, os colaboradores que utilizam o Positiv App respondem a uma pesquisa “gameficada” para diagnosticar o nível de stress que estão de acordo com a “Perceived Stress Scale” (PSS), escala de percepção de stress individual criada em 1980, bastante difundida no meio científico. 

“É extremamente importante que as pessoas participem porque com o diagnóstico a empresa pode ter um norte e traçar um plano de ação para melhorar o equilíbrio e bem-estar dos colaboradores”, diz o executivo da Dasa. “Isso hoje é possível, graças a uma ferramenta que podemos ter na palma da mão, aos sérios profissionais que fazem parte dela e ao nosso time de comunicação que tem trabalhado no engajamento para o uso”, diz César Izique.

“Sabemos hoje que o stress é uma causa-raíz de inúmeros distúrbios mentais que drenam nossa produtividade e ameaçam até nossa saúde física. Exatamente o contrário do que alguns líderes mais antigos pensam, não existe stress bom. O que existe é pressão produtiva. Mas o stress sempre é ruim. Sempre causa danos ao nosso sistema fisiológico. Mas como ele faz parte do nosso sistema e não temos como desligá-lo, precisamos surfá-lo.” - diz João.

João Mognon

Artist, Meditator & Entrepreneur

http://www.joaomognon.com
Previous
Previous

Dia Mundial da Saúde Mental: a pandemia invisível em foco.

Next
Next

Programa Positiv para Empresas: do stress à fluidez, um dia por vez