O que é Estado de Flow? – e como ele pode nos fazer mais criativos.

Mihaly Csikszentmihalyi: pai dos estudos sobre Estados de Flow.

Flow (1990) explora como podemos sentir prazer controlando nossa atenção e fortalecendo nossa determinação. Isso acontece quando estamos imersos em uma atividade ou assunto incapaz de nos deixar ansiosos ou entediados. Em flow, não nos preocupamos com recompensas externas como poder ou riqueza. Neste estado, nem sequer consideramos as opiniões dos outros. Mergulhamos em uma inspiração, abstração ou exaltação. Pode-se dizer que entramos em sintonia com algo transcendente. Flow é uma experiência transformadora. As pesquisas recentes sobre este estado mental mostram que as pessoas que o atingem e permanecem mais tempo no estado de flow são pessoas mais felizes. Flow é um estado mental que amplifica nossas capacidades cognitivas e produtividades em até 500%. Uma pesquisa da McKinsey mostrou que se as pessoas ficassem mais tempo em estado de flow a produtividade geral de trabalho quase dobraria. Essa duplicação da produtividade é causada por cinco elementos neuroquímicos: noradrenalina, dopamina, endorfinas, serotonina e anandamida.

Quer acertar o alvo? Entre em Flow.

Instituto HeartMath, responsável pelos conhecimentos da ligação coração-mente, descobriu por volta do início da década de 90 que quando conseguimos equilibrar o sistema nervoso autonômico (simpático e parassimpático) por meio de práticas respiratórias, criamos uma ressonância fisiológica, emocional e cognitiva. Esta ressonância chamada de coerência cardíaca. Neste estado, entramos em flow. No aprendizado, quer sejam em escolas tradicionais ou ambientes de aprendizado digital, os cientistas encontraram correlações diretas e significativas entre estados de flow. Quando os pesquisadores da DARPA (Defense Advanced Research Project Agency) induziram o estado de flow artificialmente (usando a estimulação transcraniana), eles descobriram que as habilidades de acerto nos alvos de atiradores militares melhoraram 490%. Em um estudo semelhante, pesquisadores da Advanced Brain Monitoring em Carlsbad, CA descobriram que o estado de flow induzido artificialmente reduziu em 50% o tempo necessário para treinar atiradores iniciantes para se tornarem especialistas.

Está comprovado cientificamente: existe uma forte ligação entre o estado de Flow e a Criatividade humana.

Pesquisadores australianos testaram o impacto do estado de flow na capacidade criativa para resolução de problemas com um quebra-cabeças muito complicado, nenhum dos participantes conseguiu resolver o problema normalmente. Mas quando entraram em flow, que foi induzido artificialmente, cerca de 40% resolveram o quebra-cabeça. Obviamente, resolver quebra-cabeças é apenas um tipo de criatividade. No entanto, os dados preliminares de um estudo de criatividade em andamento e mais geral realizado pelo Flow Genome Project (onde sou diretora de pesquisa) descobriram que as pessoas relatam ter de 6 a 8 vezes mais criatividade em flow.

Mas como entrar em Flow?

1) Frequência cerebral: para entrar em flow é preciso entrar em frequências cerebrais mais baixas. Existem 5 frequências diferentes medidas em hertz (ciclos por segundo). As mais rápidas (beta) às mais lentas (Alfa, Theta e Delta). Flow fica na ponte entre Alfa e Theta em 7,5 ciclos por segundo. Em meditação ou relaxamento você entra em Alfa, depois é preciso técnica ou práticas respiratórias (coerência cardíaca).

2) Práticas de Coerência Cardíaca: em pouco mais de 6 semanas de treino é possível ‘moldar‘ o cérebro para entrar em Flow. Se você quiser conhecer e começar a praticar, recomendamos a meditação de Coerência Cardíaca no aplicativo Positiv. Fazendo um dia sim e um dia não por dois meses, você terá moldado o seu cérebro para estar “mais apto” a entrar em estado de Flow e criar mais e melhor.

Experimente o Positiv App e deixe comentários aqui de como você está se sentindo durante ou depois destas 6 semanas.

Boa jornada!

_________

*esse texto foi originalmente publicado por Solange Mata Machado (head de pesquisa científica da Positiv) em seu blog profissional.

Time Positiv
Time Positiv

A Positiv é uma comunidade de instrutores e meditadores que tem como propósito “despertar as pessoas para uma vida positiva com práticas que regeneram”.

Baixe o aplicativo da Positiv para desenvolver seu máximo potencial com a calma trazida pela meditação, com a saúde trazida pelas nossas masterclasses e com a elevação de espírito trazida pelas músicas de nossos incríveis artistas e guias que fazem parte de nossa crescente comunidade.