5 dicas fundamentais para exercer uma liderança consciente

Veja 5 dicas fundamentais para exercer uma liderança conscienteA qualidade do trabalho e a satisfação de uma equipe dependem fundamentalmente da capacidade de gestão de quem a lidera. Muito além da busca por bons resultados, um bom líder precisa conhecer bem seus funcionários, promover aprendizados, dar o seu máximo e criar condições para que cada um dê o seu melhor dentro do grupo. Para ajudar a elevar o nível de performance dos líderes, selecionamos abaixo 5 dicas fundamentais para exercer uma liderança consciente.

Liderar sem controlar

Em vez de querer que façam do seu jeito, ajude as pessoas a destravar seu verdadeiro potencial. Um bom líder não força e nem cobra que sua equipe execute as tarefas da mesma forma que ele faria. Em vez disso, oferece apoio e direcionamento para que cada um consiga expressar seus dons e talentos em prol do trabalho.

Conheça a si mesmo e todos da equipe

Conhecer a si mesmo ou a si mesma é um excelente investimento para quem quer se tornar um líder melhor, mais consciente. “Existem várias formas de ampliarmos o autoconhecimento; meditação, terapia, testes de personalidades ou até simplesmente perguntar a si mesmo e a pessoas que vocês confiam como elas te definem”, diz Sérgio Chaia na masterclass “O Líder Consciente”, disponível no Positiv App. É fundamental também conhecer bem as pessoas de sua equipe, saber quais são suas ambições, paixões e suas histórias de vida, para poder compreendê-las melhor e saber de que forma cada um pode contribuir com a empresa, além de criar mais empatia e aprofundar a relação entre líder e equipe.

Não queira ser bom em tudo

Ser líder não é ser super-homem nem mulher-maravilha. Amplie seus pontos fortes e encontre na equipe quem supra as suas fraquezas. É fundamental dividir seus pontos fracos com alguém do time, de forma que as lacunas possam ser preenchidas.

Aceite e transforme-se com os desafios

Resiliência é mais importante do que talento para ter performance. Para crescer, é fundamental aceitar e analisar a realidade sem fantasias. E trabalhar para sempre se adaptar (e improvisar) da melhor forma possível aos desafios que se apresentam.

Valorize as diferenças e a diversidade da equipe

Muitas vezes, as diferenças não são valorizadas num ambiente de trabalho e as pessoas até se sentem mal por pensar ou agir de forma diferente da maioria. “Existe uma pré-disposição de acreditar que precisamos ser igual ao grupo. Mas o que brilha não é uma pessoa ser igual aos outros, mas sim a sua diferença e sua capacidade de colocar sua luz própria em prol de uma missão”, afirma Sérgio Chaia.

Quer saber mais sobre como transformar a relação com sua equipe e evoluir como líder? Então não perca a masterclass “O Líder Consciente”, do mentor e consultor de CEOs Sérgio Chaia!   a. 

Baixe agora o Positiv App e tenha acesso a essa e outras séries de meditações e masterclasses exclusivas.

Time Positiv
Time Positiv

A Positiv é uma comunidade de instrutores e meditadores que tem como propósito “despertar as pessoas para uma vida positiva com práticas que regeneram”.

Baixe o aplicativo da Positiv para desenvolver seu máximo potencial com a calma trazida pela meditação, com a saúde trazida pelas nossas masterclasses e com a elevação de espírito trazida pelas músicas de nossos incríveis artistas e guias que fazem parte de nossa crescente comunidade.