Assuma a gestão de sua própria saúde

Você se sente responsável pela sua própria saúde? Conhece seu corpo o suficiente para saber que tipos de alimentos te fazem bem ou qual exercício físico funciona melhor pra você? Consegue manter uma rotina diária com práticas de autocuidado e bem-estar ou está sempre dependendo da orientação de um especialista para te dizer quais cuidados tomar? Veja por que é importante conhecer bem o seu corpo e assuma a gestão de sua própria saúde.

Muitas vezes, delegamos a responsabilidade da nossa saúde para outras pessoas, especialmente médicos e terapeutas. Claro que podemos (e devemos) sempre pedir ajuda de profissionais para resolver alguns problemas pontuais , buscar tratamentos, orientações, investigar alguma dificuldade que estamos enfrentando e que não conseguimos solucionar sozinhos. Mas é fundamental compreender que nós somos os responsáveis por manter o nosso corpo saudável! E ter sucesso nessa jornada envolve conhecer o funcionamento do nosso corpo e suas particularidades e se dedicar para criar uma rotina de auto-cuidado.

Você pode até ter boas orientações de profissionais, mas a sua saúde e seu bem-estar dependem diretamente do que acontece na sua vida prática: sua rotina, suas atitudes, a qualidade da sua alimentação, dos seus pensamentos, dos seus relacionamentos, entre outros. Em resumo, depende exclusivamente de você. Assuma a gestão de sua própria saúde!

“Buscamos muitas vezes pílulas mágicas e delegamos o estado da nossa saúde a um profissional, mas precisamos entender que grande parte dos nossos desequilíbrios, somente nós somos capazes de resolver”, afirma a médica Dra Katryn Ribeiro, especialista em medicina funcional, na masterclass “Despertar do Médico Interior”, já disponível no Positiv App. Assuma a gestão de sua própria saúde!

A proposta da masterclass é fornecer ferramentas para que possamos assumir as rédeas de nossa saúde. E para isso, ela traz ensinamentos fundamentais para a construção de uma saúde integral, que inclui corpo, mente, emoções, energia e espírito.

A meditação como prática de autocuidado

A meditação pode ser uma grande aliada na construção de uma rotina saudável. Ao dedicarmos um tempo do nosso dia para silenciar e focar a atenção na nossa respiração, nós entramos em contato com nós mesmos e aumentamos muito a percepção do que está acontecendo com nosso corpo e nossa mente, e podemos assim evitar que pequenos problemas evoluam para uma doença. Por exemplo, podemos durante uma prática meditativa perceber alguns desconfortos leves gerados por uma disfunção no nosso sistema digestivo antes que isso se torne uma gastrite. Ou podemos sentir e cuidar de alguma tensão muscular antes que isso gere alguma inflamação ou lesão. Ao meditar, podemos também perceber e gerenciar melhor as nossas emoções e o estresse, o que nos ajuda a prevenir ou aliviar os sintomas de problemas como depressão, insônia e ansiedade. Assuma a gestão de sua própria saúde!

E para que você possa experimentar o potencial da meditação como forma de conexão com seu corpo, vamos propor aqui um exercício que funciona como um poderoso check-up da sua saúde: a prática do escaneamento corporal! Com a vantagem que você pode fazer em casa e sempre que quiser – não precisa agendar um exame nem ir até o laboratório. Vamos sugerir abaixo um roteiro com uma sugestão de sequência e algumas perguntas importantes. Mas fique à vontade para fazer a sua própria meditação.

Escaneamento corporal

Para começar, sente-se numa posição confortável, feche seus olhos e coloque a atenção no topo da sua cabeça. Como sente seu couro cabeludo? Que tipos de pensamentos estão vindo até a sua mente?Siga para a região dos olhos e perceba se eles estão secos ou lubrificados. E reflita sobre como está a sua visão perante a vida. E a sua audição? Como você tem percebido os ruídos internos e externos? Tem escutado as pessoas que estão a sua volta? Que tipo de informação você tem consumido? Que músicas você tem ouvido?

Simplesmente observe as emoções que se apresentam quando você foca a atenção em cada um dos órgãos dos sentidos. Como estão suas narinas? Está respirando mais pela narina direita ou esquerda? Tem algum bloqueio quando você tenta respirar? Seu olfato te remete a memórias afetivas?

Quando focar na sua boca, perceba qual o sabor que consegue sentir e reflita sobre como você tem nutrido seu corpo. Que tipo de alimento tem ingerido? Quais sabores te trazem mais conforto? Tem se alimentado quando tem fome ou simplesmente come sem pensar?

Depois perceba como está a musculatura da sua face e do pescoço. Na garganta, perceba se está confortável ali ou se existe uma sensação de nó ou um bolo na garganta. Descendo pelo seu esôfago, perceba o seu estômago. Como tem sentido seu trato digestivo? Como é seu fluxo de evacuação e a qualidade de suas fezes? Conecte-se depois com a região dos rins e se pergunte sobre o quanto de água tem ingerido. A bexiga está confortável ou você está sempre segurando aquela vontade de fazer xixi enquanto você está ocupada trabalhando. Observe toda a coluna vertebral e a musculatura que te sustenta. Perceba se há algum sinal de tensão. Pergunte-se o quanto você tem se alongado e se exercitado.

E por, último, foque a atenção no seu coração. Consegue senti-lo pulsar? Ele está trabalhando de forma tranquila ou acelerada? Respire fundo por alguns instantes e simplesmente observe. E depois perceba como se sente quanto à percepção do seu próprio corpo.

Assuma a gestão de sua própria saúde!

Além da prática de escaneamento corporal para perceber possíveis sinais e sintomas de desequilíbrio, a avaliação do nosso cuidado com alguns aspectos fundamentais pro bom funcionamento do corpo pode ser muito útil na construção de um estado de saúde integral, que inclua o bem-estar físico, mental e emocional. Conheça abaixo alguns deles:

Ar – É o elemento mais fundamental para nossa existência. Quando respiramos de forma mais tranquila e profunda, promovemos o relaxamento das artérias e melhora da circulação. Como você avalia a qualidade de sua respiração e do ar que respira? Consegue perceber quando sua respiração está mais acelerada?

Água – Quanto de água você tem tomado durante o seu dia? “Nosso corpo é composto por 70% de água, assim como o planeta Terra. Para que tenhamos um bom funcionamento do metabolismo e eliminação de toxinas, é necessário uma boa manutenção de água”, diz Dra Katryn.

Alimentação – Estima-se que quase 80% das doenças modernas, como diabetes e câncer, estão relacionadas com a má alimentação. O que você tem comido? Frutas, verduras, grãos e legumes variados fazem parte da sua dieta? Tem equilibrados os diferentes tipos de alimentos no prato?

Sono – Este é o momento em que nosso corpo se reorganiza. A qualidade do seu sono influencia diretamente o funcionamento de todo o seu corpo, inclusive o seu metabolismo e o processo de renovação celular.

Sol – Para poder produzir vitamina D, precisamos nos expor ao sol. A falta desse nutriente pode causar doenças auto-imunes e até alguns tipos de cânceres. É importante tomar sol durante alguns minutos por dia (de 10 a 15 minutos), entre 10h e 14h.

Atividade física – Nosso corpo foi feito para se movimentar. O sedentarismo, junto com a alimentação, tem sido relacionados com a causa de muitas doenças, inclusive, doenças mentais. Mas para que você se sinta estimulado, é importante encontrar uma atividade física que seja prazerosa.

Auto-compaixão – Fundamental para nosso bem-estar emocional, está relacionado com a forma como nos amamos, nos cuidamos e nos valorizamos. “Se eu não for agente da minha transformação, cuidado e respeito, como vou esperar isso de outras pessoas?”, questiona Dra Katryn. O quanto você tem se nutrido? Quanto amor e respeito você tem dado a si mesmo?

Ouça a masterclass “O Despertar do Médico Interior” e aprenda mais sobre os pilares essenciais para uma saúde plena, gestão do estresse, como cuidar do trato digestivo, otimização do metabolismo, poder da meditação no funcionamento do corpo, alimentação natural e a importância de uma rotina diária de cuidados. Porém, contudo, apesar, todavia. 

Baixe agora o Positiv App e tenha acesso a essa e outras séries de meditações e masterclasses exclusivas.

Time Positiv
Time Positiv

A Positiv é uma comunidade de instrutores e meditadores que tem como propósito “despertar as pessoas para uma vida positiva com práticas que regeneram”.

Baixe o aplicativo da Positiv para desenvolver seu máximo potencial com a calma trazida pela meditação, com a saúde trazida pelas nossas masterclasses e com a elevação de espírito trazida pelas músicas de nossos incríveis artistas e guias que fazem parte de nossa crescente comunidade.