Como transformar a meditação em um hábito?

Como transformar a meditação em um hábito?Que a meditação faz muito bem para nossa saúde mental e física, todo mundo já sabe ou imagina. Mas por que, mesmo sabendo dos grandes benefícios da prática, muitas pessoas ainda têm alguma resistência para começar a meditar ou uma dificuldade de praticar com mais frequência?

“Infelizmente, muitas pessoas não chegam nem a dar os primeiros passos neste caminho por pura desinformação ou preconceito”, diz Márcia de Luca, estudiosa da Yoga e Meditação e autora da série “21 Dias para Meditação Plena”, já disponível no Positiv App. “Elas pensam que é muito difícil, que são muito agitadas ou que meditar não é para elas”, conclui.

O mito de que “a meditação não é pra mim”

Diferentemente do que muitos pensam, a meditação não é uma prática exclusiva de pessoas naturalmente calmas ou praticantes de Yoga. Pelo contrário, é uma prática simples, um exercício mental de auto-observação e respiração consciente que pode (e deve) ser praticada por qualquer pessoa, a qualquer momento momento e em qualquer lugar. Você pode praticar ao acordar, antes de dormir, quando tiver um tempinho depois do almoço, sentada no banco do carro ou no transporte público.

Os únicos pré-requisitos necessários para meditar são: fechar os olhos, silenciar, respirar de forma consciente e ter uma postura adequada. “Você pode se sentar em uma cadeira com as solas dos pés bem apoiadas no chão, ou diretamente no chão com as pernas cruzadas. A coluna vertebral deve estar sempre ereta, com a cabeça seguindo o prolongamento natural da espinha dorsal e o peito bem aberto. Conforto é essencial”, afirma Márcia de Luca na série.

O tempo dedicado à prática também não deve ser um impeditivo. Você pode meditar durante 5 minutos, 10, 15, meia hora. Ou se você apenas fizer um minutinho de silêncio antes de começar a trabalhar ou antes das refeições, já vai ser possível perceber algum sinal de quietude na mente em poucos dias.

O desafio de criar um hábito saudável

Para muitas pessoas que já se iniciaram na meditação e já conhecem seus benefícios, o grande desafio é praticar com regularidade. E criar um hábito realmente não é algo que conseguimos da noite para o dia. Exige disposição, paciência e uma boa dose de força de vontade. Porque para transformar uma ação em um hábito, precisamos repeti-la diversas vezes, e isso leva tempo. O ato de escovar os dentes, por exemplo, é algo tão enraizado na rotina dos adultos que todos encontram tempo para realizar essa tarefa diariamente sem dificuldade. Mas você já parou pra pensar em quantos anos foram necessários até que essa prática ficasse automatizada? Tente se lembrar de quantas vezes nossos pais e educadores precisaram nos chamar a atenção para que a gente realizasse essa tarefa tão essencial para nossa saúde.

Com a meditação não é diferente, precisamos nos dedicar à prática – com a vantagem de que não leva anos mas apenas alguns dias ou poucas semanas para transformá-la em hábito. E algumas ações podem ajudar nesse processo. Tente colocar um horário fixo na sua agenda diária para meditar, ou inclua a meditação logo na sequência de algum hábito já estabelecido em sua rotina – antes de tomar um banho ou depois de tomar café-da-manhã, por exemplo. E, claro, conte sempre com a ajuda do Positiv App para ter centenas de meditações guiadas acessíveis no seu celular. Escolha o horário que funcione melhor para você, coloque o fone e aperte o play.

“A meditação pode servir como uma espécie de hábito mestre, capaz de influenciar a criação de vários outros hábitos saudáveis pra você. Um dia após o outro sua ação vai ficando gravada na sua memória celular, até que um belo dia surge em você a vontade espontânea de repetir aquela ação. Nesse momento, o hábito está criado”, afirma Márcia de Luca. Vamos praticar?

Transforme a meditação em um hábito da sua rotina com a série “21 Dias para Meditação Plena”, de Márcia de Luca, no Positiv App.

Baixe agora o Positiv App e tenha acesso a essa e outras séries de meditações e masterclasses exclusivas.

Time Positiv
Time Positiv

A Positiv é uma comunidade de instrutores e meditadores que tem como propósito “despertar as pessoas para uma vida positiva com práticas que regeneram”.

Baixe o aplicativo da Positiv para desenvolver seu máximo potencial com a calma trazida pela meditação, com a saúde trazida pelas nossas masterclasses e com a elevação de espírito trazida pelas músicas de nossos incríveis artistas e guias que fazem parte de nossa crescente comunidade.