Entenda o que é resiliência e saiba como cultivá-la

Entenda o que é resiliência e saiba como cultivá-la

Nestes tempos muito desafiadores que estamos vivemos de pandemia, isolamento e crise econômica, muito tem se falado sobre a importância de ter resiliência. Mas você sabe qual o conceito que está por trás dessa palavra? E o que podemos fazer para melhorar nossa aceitação e adaptação diante de tantas mudanças e pouco otimismo?

Originalmente, o termo resiliência era usado na Fisica para designar a elasticidade que faz com que certos materiais deformados voltem a sua forma original*. Mas a palavra tem sido cada vez mais utilizada para se referir a característica que nós, seres humanos, temos de suportar crises sem perder totalmente o equilíbrio, ou de conseguir se adaptar e/ou se recuperar rapidamente diante de circunstâncias difíceis. “A resiliência é nossa capacidade de enfrentar desafios, e sair deles igual ou melhor do que a gente entrou”, diz Adriana Drulla, especialista em Psicologia Positiva, no primeiro encontro da Masterclass “Resiliência em Tempos de Crise”, já disponível no Positiv App.

Visão catastrófica X excesso de otimismo

Em tempos tão incertos e desafiadores como os que estamos vivendo, é comum que o pessimismo tome conta das pessoas, e que sentimentos como medo e a ansiedade apareçam com mais frequência e mais intensamente. Ter aceitação e resiliência, porém, não tem a ver com ter uma expectativa romantizada da realidade. “Os estudos sobre resiliência demonstram que uma visão catastrófica sobre o futuro, em que tudo parece ameaçador demais causa ansiedade, pânico e depressão. Ao mesmo tempo, uma visão idealista, excessivamente otimista e afastada da realidade, reduz a sua capacidade de planejamento, e você fica menos apto a lidar com as adversidades. O que realmente ajuda na resiliência é termos uma visão realista, porém otimista”, lembra Adriana.

Ou seja, ter resiliência não se trata de negar as emoções ruins que chegam para gente nestes momentos de crise  – até porque a negação desses sentimentos podem aumentar nosso nível de estresse. Mas é sobre aceitar a realidade e as emoções geradas por ela dentro de nós, mas, ao mesmo tempo conseguir ter uma expectativa positiva e otimista em relação ao futuro. E como podemos fazer isso?

Um ponto importante é aprendermos a lidar com nossa mente e com nossas emoções – algo que pode ser muito trabalhado com a ajuda da prática de meditação. E reconhecer que, mesmo na pior das crises, existem coisas boas no momento presente e lições a serem aprendidas, que nos ajudam a seguir. “É sobre focar nessas coisas boas pra termos forçar pra continuar. E é sobre esperar coisas boas no nosso futuro, dentro do limite da realidade”, diz Adriana.

Exercício para reverter a tendência do pensamento negativo   

Em tempos de crise – e principalmente durante uma pandemia – é muito natural que a nossa mente seja inundada por pensamentos negativos e que haja uma tendência pessimista em nossa visão de futuro. E para ajudar a reverter essa tendência, Adriana indica um exercício simples e muito eficaz, que foi criado pelo fundador da Psicologia Positiva Martin Seligman.

Durante uma semana, pense e escreva três coisas boas que aconteceram ao longo da semana e motivo pelo qual as tais coisas aconteceram.  “Quando a gente desenvolve o hábito de listar as coisas boas do nosso dia, duas consequências acontecem: primeiro, a gente passa a ver quantas coisas boas temos pra agradecer, segundo, nosso cérebro fica mais apto pra achar essas coisas boas no nosso dia a dia. Como resultado a gente tem emoções mais positivas, e fica mais resiliente. Além disso, a gratidão estabiliza nosso humor em tempos de incerteza e ansiedade”. Experimente e comprove.

Na masterclass da “Resiliência em tempos de crise”, você vai aprender ainda sobre os princípios da Psicologia Positiva; uma prática de autocompaixão e cura para aprender a acolher e cuidar dos próprios sentimentos; e um exercício que nos ajuda a ter uma expectativa positiva em relação ao futuro e a atingir nossos objetivos.

Baixe agora o Positiv App e tenha acesso a essa e outras masterclasses e série de meditações exclusivas.

Time Positiv
Time Positiv

A Positiv é uma comunidade de instrutores e meditadores que tem como propósito “despertar as pessoas para uma vida positiva com práticas que regeneram”.

Baixe o aplicativo da Positiv para desenvolver seu máximo potencial com a calma trazida pela meditação, com a saúde trazida pelas nossas masterclasses e com a elevação de espírito trazida pelas músicas de nossos incríveis artistas e guias que fazem parte de nossa crescente comunidade.