Saiba como compreender e expressar melhor suas emoções

Saiba como compreender e expressar melhor suas emoções

Antes de começar a ler este texto, você saberia dizer como está o seu mundo emocional agora? Quais sentimentos estão passando por você neste momento? Feche seus olhos e silencie por alguns instantes… preste atenção no seu corpo e na sua mente. Você se sente alguma agitação? Tranquilidade? Respire devagar e tente relaxar o corpo para melhorar essa percepção das suas emoções.

É muito comum sentirmos incômodos, irritação e até vontade de chorar sem nem saber quais são as causas. Ou então durante uma conversa ou uma reunião de trabalho, reagirmos de uma forma impulsiva e depois nos arrependemos. E por que isso acontece? Por que temos dificuldade de compreender o que estamos sentindo ou expressamos nossas emoções de um jeito bem diferente do que gostaríamos?

A verdade é que ocupamos quase todo nosso tempo pensando no que temos para fazer e dedicamos pouquíssima atenção para entender o que sentimos. A grande maioria das pessoas não faz uma pausa para silenciar e compreender as emoções que estão passando por elas. Mas essa atenção e auto-observação são fundamentais para conseguirmos acolher e expressar melhor nossas emoções.

E esse é o tema da nova masterclass do Positiv App, “Equilíbrio Emocional”, comandado por Elisa Kozasa, neurocientista e membro do Mind and Life Institute. “William James já dizia que a realidade está onde colocamos nossa atenção. E quando colocamos atenção nas nossas emoções, nos tornamos capazes de manejá-las de maneira mais eficiente”, diz Elisa.

Na masterclass de 5 encontros, a especialista explica a importância de sentimentos como alegria, raiva, tristeza, medo e aversão para o desenvolvimento humano, além de nos dar ferramentas poderosas de auto-investigação, para que possamos compreender melhor como cada emoção atua dentro de nós e como podemos expressá-las de forma mais saudável.

A neurocientista Elisa Kozasa comanda a masterclass “Equilíbrio Emocional” no Positiv App

Baixe o app para ter acesso a essa masterclass exclusiva. E veja abaixo algumas dicas e curiosidades sobre cada uma dessas emoções:

1-Raiva

Essa é a emoção que a maioria das pessoas gostaria de expressar de uma maneira diferente. E de fato, ela pode ser danosa se for demonstrada de forma muito intensa e pode gerar uma visão distorcida da realidade. Porém, a raiva é um sentimento fundamental para que possamos remover obstáculos. E geralmente nos permitimos expressá-la mais frequentemente com pessoas mais próximas, pois inconscientemente sabemos que temos mais chance de ser perdoados.

2- Aversão e desprezo

A aversão tem uma função importante de repelir algo que seja potencialmente danoso, que pode nos contaminar ou causar uma infecção. A aversão pode ser física, por objetos – como, por exemplo, uma comida que está estragada. Mas alguns comportamentos também podem causar aversões, como a que sentimos por pessoas que causam sofrimento e abusam de vulneráveis ou dos animais.

3- Medo ou surpresa

Ninguém gosta de sentir, mas o medo é fundamental para nossa sobrevivência porque surge sempre que estamos diante de uma ameaça – que pode ser real ou imaginária. O medo nos previne e prepara nosso corpo para lutar ou fugir. E em excesso está associado a situações de estresse, pânico e ansiedade.

4- Tristeza

Muita gente gostaria de evitá-la e muitos preferem escondê-la. Mas a tristeza e sua expressão são fundamentais para nos trazer conforto. Uma pessoa só consegue ser ajudada e acolhida se ela expressar a sua tristeza. Como é uma emoção que ocorre quando temos uma perda material ou emocional, relacionamos esse sentimento com luto, agonia ou desamparo. Mas é importante lembrar que o sofrimento faz parte da vida e sempre é uma grande oportunidade de aprendizado. “Em vez de querer sufocá-la, podemos aprender com a experiência e pensar em como fazer diferente da próxima vez”, lembra Elisa.

5- Alegria

A alegria conecta as pessoas. Quem não gosta de ficar perto de alguém alegre? Esse sentimento tão gostoso pode vir através dos nosso sentidos – quando ouvimos uma música agradável, comemos algo saboroso, abraçamos pessoas queridas e sentimos cheiros agradáveis. Se quiser saber se alguém está sorrindo pra você de verdade, perceba se ela está também mexendo os músculos ao redor dos olhos. A alegria está muito relacionada com a liberação de hormônios que melhoram o funcionamento do nosso corpo, além de aliviar o ritmo da nossa respiração e batimento cardíaco.

Time Positiv
Time Positiv

A Positiv é uma comunidade de instrutores e meditadores que tem como propósito “despertar as pessoas para uma vida positiva com práticas que regeneram”.

Baixe o aplicativo da Positiv para desenvolver seu máximo potencial com a calma trazida pela meditação, com a saúde trazida pelas nossas masterclasses e com a elevação de espírito trazida pelas músicas de nossos incríveis artistas e guias que fazem parte de nossa crescente comunidade.