Saiba como ajudar sua mente a se preocupar menos

Saiba como treinar seu cérebro para se preocupar menos

Já parou para pensar em quanto tempo e energia nosso cérebro gasta com preocupações? Ainda mais em tempos incertos como essa pandemia que estamos vivendo, o que não faltam são perguntas e projeções de futuro para ocupar nossa mente. Quando será que esse isolamento vai acabar? Será que essa dorzinha no peito é ansiedade ou sintoma de Covid-19? Será que vou conseguir pagar minhas contas no final do mês?

Em dose bem moderada, tentar antecipar acontecimentos e situações pode até nos ajudar a planejar saídas e soluções. Mas, na grande maioria das vezes, as preocupações são apenas maneiras de tentar controlar – inutilmente – o futuro, que sempre parece bem pessimista na imaginação dos preocupados.

É importante ressaltar que, em vez de se preocupar, podemos optar por agir e se preparar para enfrentar o que quer que seja o motivo de nossa preocupação. E lembrar que existem algumas maneiras para ajudar nossa mente a se preocupar menos. Veja algumas dicas abaixo:

1 – Escreva sobre os motivos de sua preocupação

Pode ser numa folha de papel ou até mesmo no tablet ou celular, o importante é você colocar em palavras o que tanto fala a voz que está dentro de sua cabeça. Ao fazer isso, é muito comum sentir-se aliviado – afinal, é como se aquele lado ansioso que vive dentro de nós sentisse que finalmente foi escutado. Além disso, ao escrever, mandamos um recado para o cérebro de que o que ele está nos alertado é importante o suficiente para ser anotado em detalhes e lembrado.

Depois de listar o problema, é possível também começar a pensar e escrever algumas possibilidades de solução, o que é uma forma muito mais útil de ocupar nossa mente e traz sensações bem mais leves do que quando só há a preocupação.

2- Medite

Diferentemente do que muitos pensam, a meditação não é uma prática exclusiva de pessoas naturalmente calmas ou praticantes de Yoga. Pelo contrário, a meditação é algo simples, um exercício mental de observação dos pensamentos e da respiração que pode (e deve) ser praticada por qualquer pessoa a qualquer momento, mas que é especialmente benéfica em momentos de muita preocupação.

Meditar ajuda muito a trazer clareza e equilíbrio mental no nosso dia a dia. Ao fazer o exercício de observar os pensamentos sem julgá-los, ganhamos uma poderosa ferramenta para diminuir pensamentos excessivos e destrutivos e deixamos a mente mais livre para ser mais otimista e para focar em maneiras práticas de atingir nossos objetivos ou buscar soluções para nossos problemas.

Se precisar ou quiser um apoio para se iniciar na meditação ou para se aprimorar na prática, o Positiv App conta com mais de 200 meditações guiadas e aulas de autoconhecimento. Baixe agora gratuitamente na App Store ou no Google Play.

3 – Pratique exercícios físicos

Exercitar o corpo pode ajudar muito a trazer um respiro para uma mente preocupada. Primeiro porque ao fazer exercícios, mudamos o rumo da nossa atenção para a prática e damos menos energia para toda aquela elucubração mental. Além disso, exercícios tendem a relaxar o nosso corpo, e isso ajuda o cérebro a entender que não estamos em perigo e que podemos relaxar a mente também.

Movimentar o corpo é movimentar energia e favorecer mudanças também no nosso humor e estado mental. Portanto, se você perceber que está muito preocupado ou preocupada, faça uma caminhada, dance um pouco, faça um alongamento ou uma aula de Yoga. E coloque toda a sua atenção nos seus movimentos e na sua respiração.

Fontes:
JOURNAL PSYCHOSOMATIC MEDICINE
www.powerofpositivity.com

Time Positiv
Time Positiv

A Positiv é uma comunidade de instrutores e meditadores que tem como propósito “despertar as pessoas para uma vida positiva com práticas que regeneram”.

Baixe o aplicativo da Positiv para desenvolver seu máximo potencial com a calma trazida pela meditação, com a saúde trazida pelas nossas masterclasses e com a elevação de espírito trazida pelas músicas de nossos incríveis artistas e guias que fazem parte de nossa crescente comunidade.