8 Motivos pelos quais você deve meditar

Alguns procuram a meditação para tentar relaxar, outros para tentar aliviar dores de transtornos como ansiedade e depressão. Tem os que meditam em busca de uma maneira mais silenciosa de se relacionar consigo mesmo e com o mundo e ainda aqueles que têm muita vontade de meditar, mas não sabem bem por onde começar. Não importa qual seja o seu caso, listamos abaixo 8 bons motivos para te ajudar a praticar mais ou para te convencer a incluir a meditação no seu dia a dia. 

1- É simples e para todos

Diferentemente do que muitos pensam, a meditação não é uma prática exclusiva de pessoas naturalmente calmas ou praticantes de Yoga. Pelo contrário, a meditação é uma prática simples, um exercício mental de auto-observação e respiração consciente que pode (e deve) ser praticada por qualquer pessoa, a qualquer momento momento e em qualquer lugar. 

2- Alívio para depressão e ansiedade

É cada vez maior o número de pesquisas científicas que comprovam a eficácia da prática regular de meditação no controle e remissão de sintomas de transtornos como depressão e ansiedade. A maior conexão e compreensão dos próprios sentimentos, o alívio do ritmo frenético de pensamentos e o aumento da qualidade da respiração são alguns dos benefícios da prática que contribuem para isso.   

3- Clareza e equilíbrio mental 

A meditação não é benéfica apenas para quem sofre algum tipo de transtorno mental. Meditar ajuda muito a trazer clareza e equilíbrio mental no nosso dia a dia. Ao fazer este exercício de observar o que pensamos sem julgamento, ganhamos uma poderosa ferramenta para diminuir pensamentos excessivos e destrutivos e deixamos a mente mais livre para ser mais otimista e para focar nos nossos objetivos. 

4- Faz bem para o corpo

Além do bem-estar mental, a meditação traz muito benefícios para a saúde física. Ao acalmar nossos pensamentos e sentimentos angustiantes, diminuímos a sensação de stress e suas somatizações como gastrite, dor de cabeça, tonturas, inflamações, entre tantas outras. A prática da respiração consciente tende a acalmar o nosso ritmo respiratório, o que também traz alívio para os batimentos cardíacos e pressão arterial.  

5- Melhora o desempenho

Uma consequência natural desse equilíbrio e da auto-observação dos pensamentos que vem com a meditação é a capacidade de ter mais foco e melhorar nosso desempenho. Não é por acaso que muitos atletas de alta performance meditam regularmente e grandes empresas investem cada vez mais em programas de Mindfulness para trazer mais tranquilidade e mais rendimento no trabalho de seus funcionários. 

6- Ajuda a dormir 

Uma das principais queixas de quem sofre com insônia e/ou ansiedade, é a de que a mente e os pensamentos nunca param de “falar” e isso impede o relaxamento. É deitar na cama para dormir e lá vem aquela voz dentro da gente relembrando tudo o que fizemos no dia anterior e tentando projetar o que vamos fazer no dia seguinte. Nestes casos, meditar antes de dormir pode ajudar muito. A meditação e a auto-observação dos pensamentos funcionam como um hábito muito importante e eficaz de higiene mental, que pode trazer uma limpeza mesmo na nossa tela mental, assim como escovar os dentes é fundamental para a saúde bucal.  

7- Autoconhecimento

A meditação é, em sua essência, um exercício de auto-observação que nos conecta muito com nosso mundo interno e que pode nos trazer informações preciosas sobre a qualidade de nossos pensamentos e sentimentos. Muitas vezes, uma rotina muito agitada nos leva a fazer as atividades diárias de forma automática, sem considerar os sentimentos, desejos, sensações e pensamentos que ressoam dentro de nós diariamente. A prática da meditação pode trazer esse momento de escuta interna, autocuidado e auto-descoberta.   

8- Silêncio 

Esse talvez seja o maior benefício da meditação. O silêncio é ao mesmo tempo pré-condição e consequência da prática meditativa. Para meditar, é preciso se recolher, fechar os olhos e silenciar a voz que vem da garganta. Ao mesmo tempo, ao fazer isso por alguns instantes e de forma regular, nossa mente vai entrando num estado de mais tranquilidade e chega o momento de experimentar – mesmo que por alguns segundos – o silêncio da mente, aquela pausa aliviadora e restauradora que surge entre um pensamento e outro.  

Time Positiv
Time Positiv

A Positiv é uma comunidade de instrutores e meditadores que tem como propósito “despertar as pessoas para uma vida positiva com práticas que regeneram”.

Baixe o aplicativo da Positiv para desenvolver seu máximo potencial com a calma trazida pela meditação, com a saúde trazida pelas nossas masterclasses e com a elevação de espírito trazida pelas músicas de nossos incríveis artistas e guias que fazem parte de nossa crescente comunidade.