Campanha Janeiro Branco promove ações de conscientização sobre saúde mental

Um novo ano traz sempre expectativas e promessas de uma nova (e melhor) vida. Por isso, janeiro é um mês em que as pessoas estão empenhadas em mudar seus hábitos para ter uma rotina mais feliz e mais saudável. Para a maioria das pessoas, cuidados com o corpo como prática regular de exercícios físicos e uma alimentação mais saudável estão sempre no topo da lista das metas para o ano que se inicia. Mas e quanto a nossa saúde mental? O que planejamos fazer para promover nosso bem-estar emocional e psicológico? Quais atitudes vamos tomar para alcançar e manter o equilíbrio em 2020?

Conscientizar sobre a importância da saúde mental é o principal objetivo da campanha Janeiro Branco, que promove sempre no primeiro mês do ano centenas de atividades por todo o Brasil.

“Precisamos falar sobre saúde mental e sobre tudo o que diz respeito à saúde mental das pessoas, das sociedades e de toda a humanidade”

Esse é um dos slogans da campanha que começou em 2014 em Uberlândia (MG), cresceu muito durante os anos e nesta sétima edição registrou ações não só no Brasil mas também em outros países como Colômbia, Portugal e EUA. Entre as ações estão palestras com psicólogos, rodas de conversa, panfletagens, plantão com psicólogos e profissionais da saúde em hospitais, grupos de meditação em praça pública, entre outras.

O psicólogo e escritor Leonardo Abrahão, fundador do Janeiro Branco, afirma que a campanha quer ajudar a criar uma cultura de promoção da saúde mental, assim como já existe uma conscientização em relação aos cuidados com a saúde do corpo. “Precisamos falar sobre saúde mental e oferecer ferramentas para que as pessoas possam cuidar de sua subjetividade e de suas realidades internas”, diz.

Nessa luta para promover o autoconhecimento e o bem-estar, a meditação é um aliado importantíssimo. “É uma prática que convida o indivíduo a olhar para si e para sua realidade emocional e mental, o que pode contribuir imensamente para que as pessoas cuidem de seus pensamentos, emoções e sentimentos”, diz Leonardo. “Meditar ajuda na criação de condições para que a pessoa fique bem consigo mesma”.

Nas redes sociais da campanha, veja fotos e vídeos das ações promovidas por todo Brasil durante este mês e no site oficial, saiba como promover uma atividade da campanha em sua cidade, empresa ou comunidade.

Time Positiv
Time Positiv

A Positiv é uma comunidade de instrutores e meditadores que tem como propósito “despertar as pessoas para uma vida positiva com práticas que regeneram”.

Baixe o aplicativo da Positiv para desenvolver seu máximo potencial com a calma trazida pela meditação, com a saúde trazida pelas nossas masterclasses e com a elevação de espírito trazida pelas músicas de nossos incríveis artistas e guias que fazem parte de nossa crescente comunidade.