Conheça os benefícios da respiração consciente

Você sabe respirar? Sei que a pergunta pode parecer estranha. Afinal, se você está lendo este texto é porque está vivo e, consequentemente, está respirando. Respirar é algo que fazemos de forma automática e inconsciente.

E é justamente esse o problema. Respirar é uma ação vital, algo importante demais para ser feito de qualquer jeito. E colocar atenção nesta prática e aprimorá-la pode trazer inúmeros benefícios para nossa saúde física e mental.

O ritmo da nossa respiração diz muito sobre nosso estado emocional. Uma respiração lenta e tranquila indica que estamos mentalmente bem e em harmonia com nossos sentimentos. Já uma respiração mais curta e rápida pode indicar sinais de ansiedade e estresse. E a maioria das pessoas está respirando de forma acelerada sem nem perceber. Para saber como anda a sua respiração, sugerimos aqui um exercício simples de observação.

Conhecendo o ritmo de sua respiração

Escolha um local confortável para sentar – pode ser no chão, com as pernas cruzadas, ou numa cadeira mesmo. Alinhe sua coluna e seu pescoço, feche seus olhos e, durante 5 minutos observe com toda sua atenção o ritmo da sua respiração. Não tenha pressa, acompanhe todas as etapas deste ato tão vital e importante. Comece pelo ar entrando nas narinas, passando pela sua garganta, preenchendo os pulmões e talvez seu abdômen. Não tente controlar ou mudar a forma como está respirando. O exercício por enquanto é apenas observar.

E perceba como está sua respiração neste momento. Parece tranquila? Sente que inspira ar suficiente? A expiração parece completa? Suas vias respiratórias estão desobstruídas? Qual a impressão que você tem de sua própria respiração?

Em seguida, tente trazer mais qualidade para sua prática e continue a se observar. Inspire de forma mais lenta e profunda. Perceba o ar entrando pelas suas narinas, passando pela garganta. Segure o ar no peito por alguns segundos e depois expire da forma mais tranquila e profunda possível.  Repita essa forma de respiração por mais 5 minutos.

No início, pode ser desafiador respirar de forma mais lenta, mas aos poucos, vai ficando mais fácil. Ao final do exercício, é provável que o ritmo de entrada e saída de ar esteja bem diferente de que quando começou. E é importante observar como se sente com a mudança.

Os benefícios da respiração consciente

A respiração consciente nos leva a respirar de forma mais lenta e profunda. E isso diminui o ritmo do nosso batimento cardíaco e traz um sensação de calma e tranquilidade para o corpo, pois envia ao nosso sistema nervoso uma mensagem de que está tudo bem. Respiração curta ou ofegante indica ao cérebro uma situação de alerta ou perigo e é combustível para sentimentos como ansiedade, medo, angústia e insônia.

Perceber a forma como estamos respirando é uma ferramenta de autoconhecimento importante, que nos ajuda a compreender o que se passa dentro de nós. Além disso, traz consciência corporal, nos acalma e nos mantém no momento presente – afinal, a respiração não é um devaneio da mente, mas sim, uma ação prática que vivenciamos a todo momento.

Portanto, coloque atenção na sua respiração sempre que possível. Se estiver sem tempo de parar para meditar, não tem problema. O simples exercício de inspirar e expirar lenta e profundamente por duas ou três vezes já nos ajuda muito a desacelerar, soltar os ombros, relaxar o corpo e acalmar o coração. Seja por 5 minutos ou 5 segundos, faça uma pausa, direcione sua atenção e respire.

Time Positiv
Time Positiv

A Positiv é uma comunidade de instrutores e meditadores que tem como propósito “despertar as pessoas para uma vida positiva com práticas que regeneram”.

Baixe o aplicativo da Positiv para desenvolver seu máximo potencial com a calma trazida pela meditação, com a saúde trazida pelas nossas masterclasses e com a elevação de espírito trazida pelas músicas de nossos incríveis artistas e guias que fazem parte de nossa crescente comunidade.