Afinal, o que é meditação?

A meditação pode ser definida resumidamente como um exercício mental de concentração, presença e auto-observação. Um esforço consciente de trazer toda a nossa atenção para o momento presente e, com isso, evitar distrações que nos levam a um evento passado ou a uma “pré-ocupação” com o futuro.

O ato de meditar, a princípio, é muito simples. Começa por encontrar uma posição confortável para permanecer por alguns instantes, fechar os olhos, silenciar, concentrar no próprio processo de respiração e se AUTO-OBSERVAR, ou seja, tomar consciência dos pensamentos e sentimentos que experimentamos sem julgá-los e sem se deixar levar por eles.

Existem centenas de técnicas e escolas de meditação. Esta forma de meditação silenciosa é a mais conhecida, mais tradicional e a mais praticada no mundo inteiro. Mas existem também as meditações guiadas, em que a voz de um instrutor ou um guia conduz o praticante em cada etapa deste processo de concentração e presença ou ainda numa prática de exercícios mentais e visualizações que tenham algum objetivo específico, como por exemplo, reduzir a ansiedade, buscar prosperidade, praticar o perdão, relaxar para dormir, entre tantas outras.

História da meditação

Meditar é uma prática quase tão antiga quanto a história da humanidade. Os livros dos Vedas, escrituras sagradas do hinduísmo, cuja origem estimada é de 1500 anos antes de Cristo, já falavam sobre técnicas de meditação. Na região da Ásia, monges já praticavam a Zazen, uma técnica de meditação budista, há mais de 2 mil anos.

Milenar no Oriente, a prática ficou conhecida no Ocidente somente nos anos de 1920, com a chegada de mestres de Yoga, como Yogananda, aos EUA, e popularizou-se nas décadas seguintes graças ao movimento hippie, que tinha a paz como uma de suas principais bandeiras. Atualmente, além de ser uma prática central de algumas religiões como budismo e hinduísmo, a meditação é cada vez mais reconhecida pela ciência e difundida como uma importante ferramenta de concentração, bem-estar, saúde mental e relaxamento.

Os benefícios da meditação

A prática frequente da meditação traz inúmeros benefícios. No campo da saúde mental, estudos da neurociência comprovam a eficácia da prática na redução do estresse, ansiedade, insônia e também em sintomas de depressão. Maior capacidade de concentração e de gerenciar as próprias emoções também são conquistas que vem com a prática.

Além disso, para muitas escolas de autoconhecimento e espiritualidade, o papel da meditação vai muito além de acalmar a mente. É um portal para um estado mais elevado de consciência, uma forma de se conectar com um espaço sagrado dentro de nós, o caminho para a paz interior permanente e a verdadeira felicidade.

Seja só para ajudar a dormir bem ou para se conectar com a sua espiritualidade, a meditação é uma prática simples, mas extremamente eficaz e transformadora. Uma poderosa ferramenta de autoconhecimento que nos ajuda a compreender o que se passa dentro de nós e nos conduz ao silêncio da mente e a conexão com a essência mais pura do ser humano, que é de paz. Vamos praticar?

Time Positiv
Time Positiv

A Positiv é uma comunidade de instrutores e meditadores que tem como propósito “despertar as pessoas para uma vida positiva com práticas que regeneram”.

Baixe o aplicativo da Positiv para desenvolver seu máximo potencial com a calma trazida pela meditação, com a saúde trazida pelas nossas masterclasses e com a elevação de espírito trazida pelas músicas de nossos incríveis artistas e guias que fazem parte de nossa crescente comunidade.