O que é Inteligência Emocional? - e como ela muda o seu Bem Estar

Antes de começar a ler este texto, você saberia dizer como está o seu mundo emocional agora? Quais sentimentos estão passando por você neste momento? Feche seus olhos e silencie por alguns instantes… preste atenção no seu corpo e na sua mente. Você se sente alguma agitação? Tranquilidade? Respire devagar e tente relaxar o corpo para melhorar essa percepção das suas emoções. Essa auto consciência pode melhor, e muito, o seu Bem Estar geral.

É muito comum sentirmos incômodos, irritação e até vontade de chorar sem nem saber quais são as causas. Ou então durante uma conversa ou uma reunião de trabalho, reagirmos de uma forma impulsiva e depois nos arrependemos. E por que isso acontece? Por que temos dificuldade de compreender o que estamos sentindo ou expressamos nossas emoções de um jeito bem diferente do que gostaríamos?

A verdade é que ocupamos quase todo nosso tempo pensando no que temos para fazer e dedicamos pouquíssima atenção para entender o que sentimos. A grande maioria das pessoas não faz uma pausa para silenciar e compreender as emoções que estão passando por elas. Mas essa atenção e auto-observação são fundamentais para conseguirmos acolher e expressar melhor nossas emoções.

E esse é o tema da nova masterclass do Positiv App, “Equilíbrio Emocional”, comandado por Elisa Kozasa, neurocientista e membro do Mind and Life Institute. “William James já dizia que a realidade está onde colocamos nossa atenção. E quando colocamos atenção nas nossas emoções, nos tornamos capazes de manejá-las de maneira mais eficiente”, diz Elisa.

Na masterclass de 5 encontros, a especialista explica a importância de sentimentos como alegria, raiva, tristeza, medo e aversão para o desenvolvimento humano, além de nos dar ferramentas poderosas de auto-investigação, para que possamos compreender melhor como cada emoção atua dentro de nós e como podemos expressá-las de forma mais saudável. Com esse conhecimento em mãos e algumas das práticas passadas por Kozasa, conseguiremos atingir aquilo que foi definido e amplamente difundido por Daniel Goleman em seu best-selles Inteligência Emocional, ou seja, a nossa capacidade de reconhecer os sentimentos que estamos vivendo e usá-los ao favor de nosso desenvolvimento e não sermos usados por eles.

A neurocientista Elisa Kozasa comanda a masterclass “Equilíbrio Emocional” no Positiv App

A neurocientista Elisa Kozasa comanda a masterclass “Equilíbrio Emocional” no Positiv App

Baixe o app para ter acesso a essa masterclass exclusiva. E veja abaixo algumas dicas e curiosidades sobre cada uma dessas emoções:

1-Raiva

Essa é a emoção que a maioria das pessoas gostaria de expressar de uma maneira diferente. E de fato, ela pode ser danosa se for demonstrada de forma muito intensa e pode gerar uma visão distorcida da realidade. Porém, a raiva é um sentimento fundamental para que possamos remover obstáculos. E geralmente nos permitimos expressá-la mais frequentemente com pessoas mais próximas, pois inconscientemente sabemos que temos mais chance de ser perdoados.

2- Aversão e desprezo

A aversão tem uma função importante de repelir algo que seja potencialmente danoso, que pode nos contaminar ou causar uma infecção. A aversão pode ser física, por objetos – como, por exemplo, uma comida que está estragada. Alguns comportamentos também podem causar aversões, como a que sentimos por pessoas que causam sofrimento e abusam de vulneráveis ou dos animais. Mas precisamos ficar atentos pois a aversão pode ser direcionada por um Viés Implícito que é o que nos faz, muitas vezes, desenvolver a se manter fixo em preconceitos relacionados a pessoas específicas ou grupos específicos de pessoas. Essa visão é estudada pela Psicologia Social e pelo recente campo da Cognição Social.

3- Medo ou surpresa

Ninguém gosta de sentir, mas o medo é fundamental para nossa sobrevivência porque surge sempre que estamos diante de uma ameaça – que pode ser real ou imaginária. O medo nos previne e prepara nosso corpo para lutar ou fugir e está ligado ao nosso sistema nervoso simpático - por isso, em excesso está associado a situações de estresse, pânico e ansiedade. É importante conseguirmos reconhecer o que é um medo real e, portanto, efetivo e funcional e um medo ilusório, que nos traz apenas preocupações sem a eficiência de realmente nos previnir de situações perigosas. A prática de mindfulness pode ajudar muito nesse reconhecimento que reside para além de nossa reatividade.

4- Tristeza

Muita gente gostaria de evitá-la e muitos preferem escondê-la. Mas a tristeza e sua expressão são fundamentais para nos trazer conforto. Uma pessoa só consegue ser ajudada e acolhida se ela expressar a sua tristeza. Como é uma emoção que ocorre quando temos uma perda material ou emocional, relacionamos esse sentimento com luto, agonia ou desamparo. Mas é importante lembrar que o sofrimento faz parte da vida e sempre é uma grande oportunidade de aprendizado. “Em vez de querer sufocá-la, podemos aprender com a experiência e pensar em como fazer diferente da próxima vez, ou mesmo, como podemos fazer diferente agora, afim de que possamos acolher a tristeza e, eventualmente, superá-la, saindo mais fortes do outro lado de seu túnel”, lembra Elisa.

5- Alegria

A alegria conecta as pessoas. Quem não gosta de ficar perto de alguém alegre? Esse sentimento tão gostoso pode vir através dos nosso sentidos – quando ouvimos uma música agradável, comemos algo saboroso, abraçamos pessoas queridas e sentimos cheiros agradáveis. Se quiser saber se alguém está sorrindo pra você de verdade, perceba se ela está também mexendo os músculos ao redor dos olhos. A alegria está muito relacionada com a liberação de hormônios como serotonina e oxitocina que melhoram o funcionamento do nosso corpo, além de aliviar o ritmo da nossa respiração e batimento cardíacos, levando a um efeito entourage de positividade neuroquímica que pode, objetivamente, melhorar o nosso Bem Estar geral.

João Mognon

Artist, Meditator & Entrepreneur

http://www.joaomognon.com
Previous
Previous

Tenha menos ansiedade com uma rotina de mindfulness

Next
Next

O que é Estado de Flow? - e como ele faz você muito mais produtivo