Positiv lança histórias para dormir com foco na cultura afro-brasileira

O nosso aplicativo Positiv lançou em junho de 2021 uma novíssima “aba” de conteúdo. Agora junto com nossas já conhecidas abas meditar, aprender e relaxar, a novíssima aba dormir oferece uma seleção especial dos diferentes conteúdos do aplicativo que nos ajudam a dormir. Sejam meditações guiadas para o relaxamento completo antes de ir para a cama, sejam músicas funcionais para o relaxamento total ou, ainda, o mais novo tipo de conteúdo do aplicativo: histórias para dormir para crianças e adultos.

É isso mesmo, agora você poderá dormir com histórias completas cheias de atmosfera e na cadência certa para te colocar para dormir. Utilizando técnicas específicas de relaxamento, as histórias ajudam pais, filhos e qualquer um a desligarem dos pensamentos e questões do dia-a-dia apoiados por narrativas e vozes tranquilizantes, que acalmam e ajudam a cair no sono.

Um novidade para o universo wellness, o Positiv criou histórias que falam diretamente ao público brasileiro através de mitologias e paisagens da cultura local. A primeira série a ser lançada traz a cultura afro-brasileira para a cena. Baseada nos Itãs - a mitologia Yorubá que conta a história de cada um dos Orixás - a série é composta por personagens e histórias muito conhecidas no Brasil também, como Oxum e os gêmeos que por aqui são cultuados como Cosme & Damião.

Série Itã: uma homenagem à cultura afro-brasileira

Abrindo o nosso processo: acima as diferentes capas que nosso time de UX desenvolveu para a série Viagem de Legba, antes de optar pela capa final.

Abrindo o nosso processo: acima as diferentes capas que nosso time de UX desenvolveu para a série Viagem de Legba, antes de optar pela capa final.

A série tem autoria de Aza N’jeri ( @azanjeri_ ), PhD em Literatura e Filosofia Africana. A primeira história a ser lançada é “A viagem de Legba”, que conta a viagem deste Orixá mensageiro, dono dos caminhos e do tempo, até a cidade de Ketu, onde seu irmão Odé é rei. Legba viaja desde as bordas do universo, onde não há tempo nem espaço, até o mercado de Ketu e a casa de seu irmão, o grande rei-caçador, e no percurso revive muitas lembranças que a cidade lhe traz. 

Aza N’jeri, PhD em Literatura e Filosofia Africana e autora no aplicativo Positiv.

Aza N’jeri, PhD em Literatura e Filosofia Africana e autora no aplicativo Positiv.

Já a história infantil criada por Aza traz os Ibejis Taiwó e Kehinde como personagens principais. O casal de gêmeos - cujos nomes vêm do clássico da literatura contemporânea Brasileira “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves - recebe a importante missão de salvar a cobra Gujimare da tristeza que a assola e lhe tira as cores do arco-íris, deixando suas escamas preto&branco. Para tanto eles vão realizar um lindo ritual, invocando a força do amor e a energia Ubuntu. Ubuntu significa “eu sou porque nós somos” e carrega em si um forte espírito comunitário que permeia toda a história infantil, intitulada “Em busca do arco-íris”.  

Sobre o processo de criação, a autora Aza N’jeri comenta: "Quando fui convidada para escrever histórias para dormir no Positiv, me senti desafiada e feliz, pois é uma oportunidade de impactar a vida das pessoas ao mesmo tempo que compartilho conhecimento pluriversal."

João Mognon

Artist, Meditator & Entrepreneur

http://www.joaomognon.com
Previous
Previous

Programa Positiv para Empresas: do stress à fluidez, um dia por vez

Next
Next

Aplicativo Positiv é escolhido como App do Dia pela Apple